top of page

PROGRAMAS :

O programa tem como objetivo a inclusão social através do esporte e/ou da cultura. No ACREDITAR a Associação Mulher Unimed de Botucatu é parceira, desde 2008, da Associação de Judô Mata Sugizaki - AJMS - que mantém projetos comunitários para a prática do Judô.

Implantado em outubro de 2007 em parceria com o Departamento de Medicina Preventiva da Unimed Botucatu, o Programa AMMA tem por meta orientar sobre a importância do aleitamento materno e seus benefícios para mães e bebês e conscientizar sobre a possível doação do leite materno excedente.

Em 2011, para facilitar a doação do leite excedente, a parceria implantou o Primeiro Posto de Coleta de Leite Humano no Centro da Cidade. A ação contempla a população de modo geral e não apenas os beneficiários da Unimed. 

A Inclusão digital de crianças (7 a 17 anos) e pessoas da terceira idade é o objetivo deste Programa da AMUB, criado em  2007.

Desde 2009  o programa  é mantido na Casa Santa Maria, instituição que atua no Bairro Santa Mônica, periferia de São Manuel. O programa é uma parceria entre as Instituições: Casa Santa Maria, Fatec - Botucatu e a Associação Mulher Unimed Botucatu.  A AMUB de Botucatu foi responsável pela montagem do laboratório de Informática.

Dentro do Inter@ção, a AMUB de Botucatu colaborou em 2013 com a montagem do laboratório de Informática para o projeto de inclusão digital do Programa da Ação da Cidadania – Jovem Cidadão No Jardim Santa Elisa, periferia do município.

 

Para promover a interação entre colaboradores da Singular e a sociedade botucatuense; incentivar o trabalho voluntário e favorecer a integração, motivação e a qualidade de vida do público interno da Unimed Botucatu, a Associação Mulher Unimed implantou em 2007 o Programa SOMMAR.

Há um espaço especial, dentro da sede administrativa , para estudo e recreação com: biblioteca, TV e DVD e computadores com livre acesso á Internet.  O programa também oferece condições especiais para colaboradores e seus dependentes e ascendentes em aulas de informática e judô e organiza ações e atividades que fomentam a consciência socioambiental.

Com a anexação do Hospital, seus colaboradores passaram a ser incluídos nas ações do Sommar, como festa junina, comemoração do Dia das Mães e Pais, e entrega de material escolar para filhos que estudam, entre outros.

 

O Vida Iluminada é um programa adotado em todas as AMUs. Seus objetivos são prevenir as doenças que podem causar deficiência Visual e propiciar recursos para melhorar a acessibilidade e integração do Deficiente Visual à sociedade.

Em Botucatu ele existe desde 2002, mas a partir de 2006 passou a atuar com foco na prevenção da Deficiência Visual e na divulgação das informações sobre o assunto. Neste mesmo ano foi firmada a parceria com a Sala de Recursos Especiais. 

 

BANCO DE CURRÍCULOS

DE SECRETÁRIAS

Com o objetivo de formar um Banco de Profissionais qualificadas para atender a demanda dos médicos cooperados da Unimed  Botucatu e capacitar pessoas para exercer a profissão de secretária/assistente de consultórios na área de saúde, a AMUB, em parceria com o Departamento de Recursos Humanos da Unimed Botucatu formatou um curso ministrado por equipe multidisciplinar de voluntários AMUB. As candidatas treinadas têm seus currículos cadastrados na Unimed e disponibilizados para os médicos cooperados que o procuram.

A ação foi premiada no SUESP 2013.

 

 

JARDIM SENSORIAL

Em maio de 2011 a AMUB, em parceria com a Escola Municipal do Meio Ambiente - EMA - Implantou o primeiro Jardim Sensorial da região. O objetivo é oferecer à comunidade local a oportunidade de conhecer a natureza explorando todos os sentidos humanos.

A Associação Mulher Unimed  Botucatu cedeu material (placa em Braille e em Libra, viseiras e papel para impressão de informativos em Braille) para a Escola do Meio Ambiente ambientar uma “trilha” da mata natural que cerca a Escola e prepara-la para visitação através do tato, do olfato, da audição, visão e paladar.

Este programa não é voltado somente às pessoas portadoras de necessidades especiais, mas aberto a toda população, convidada a visitação.

O modelo de implantação do Jardim Sensorial tornou-se referencia na região, onde tem se multiplicado. A ação foi premiada no SUESP 2013.

 

 

bottom of page